Dicas de desenhos do FOLCLORE brasileiro para colorir


By Redação | 4 de julho de 2017.

Na expectativa de colaborar com o aprendizado, os desenhos do folclore brasileiro, podem ser encontrados facilmente em livrarias ou até mesmo em sites, com isso as crianças tem uma alternativa a mais para aprenderem sobre o rico folclore.







São inúmeras opções em desenhos, cada um com tamanhos também variados que podem ajudar no aprendizado da criança, pois ela pode aprender a conhecer os personagens e ao mesmo tempo vai desenvolver o seu intelecto aprendendo a harmonizar as cores.

Todos nós sabemos que algumas crianças tem  dificuldades em aprender, pois nem todas conseguem se concentrar facilmente, outras simplesmente não se interessam por isso, pois a vontade é simplesmente brincar, então com estes desenhos elas podem se sentir muito animadas, e o instrutor poderá contar as histórias sobre os personagens a serem trabalhados,  com isso a criança vai se animar com a pintura aprendendo cada vez mais.

O dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto, e todos os anos as escolas promovem trabalhos sobre este dia, então os desenhos do folclore podem ser uma ótima alternativa para incentivar as crianças para fazerem seus trabalhos de aula para a comemoração.







Mula Sem Cabeça

Se você é professor ou professora, deve saber que ensinar sobre a cultura brasileira é também muito importante para a alfabetização das crianças, e o folclore brasileiro faz parte da nossa cultura, por isso é importante falar sobre ele e suas lendas folclóricas, por isso aqui você terá ótimas dicas de atividades para colorir com os personagens.

Anteriormente, o personagem citado foi a Cuca em uma imagem para colorir, agora o personagem para colorir abaixo é o boto cor de rosa, conhecido por ser o sedutor das festas juninas, a lenda vem da região amazônica, possui um caráter indígena, e diz que ele se transforma em um belo homem seduzindo as mulheres para o fundo do rio, engravidando-as e no outro dia volta a ser boto, abandonando as moças.

Boto

Iara

A Iara é uma personagem do folclore muito conhecida também, uma sereia conhecida como a “mãe das águas”, a lenda conta que a sereia fica nos rios do norte do país, ela passa grande parte do seu tempo admirando sua beleza no reflexo das águas, brincando com os peixes e penteando seus cabelos com um pente de ouro, e ela encanta os pescadores e homens que passam por perto com seu lindo canto, enfeitiçando-os.

 

Saci Pererê

Agora o famoso Saci-Pererê, que é outro personagem muito conhecido do folclore também, se originou entre as tribos indígenas do sul do Brasil, a principal característica dele é a travessura, muito brincalhão, sempre se diverte com animais e com as pessoas, escondendo objetos e deixando todos bem loucos procurando o que perderam.

Cuca

Agora a personagem chamada de Cuca, que ficou super conhecida no desenho Sítio do Pica Pau Amarelo, é uma personagem conhecida por ser uma velha jacaré, com uma voz assustadora, e de acordo com a lenda, a Cuca assusta e pega as crianças que não obedecem seus pais, seria uma jacaré bruxa, com a imagem dela para colorir abaixo.

Essa é uma lenda bem antiga, a lenda da Mula sem cabeça, conhecida por ser uma mula que solta fogo no lugar da cabeça, e segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre, se transformaria na mula sem cabeça, conhecido como um monstro aterrorizante, e na imagem abaixo é ela que aparece para as crianças colorirem.

O lobisomem é um personagem do folclore, e é um dos mais populares monstros fictícios do mundo, segundo a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas, e depois um homem, esse último filho será um Lobisomem, e muitas pessoas principalmente as mas antigas, realmente acreditam que ele existe, e abaixo há uma imagem para colorir com ele como tema.

Lobisomem

Curupira

Agora é  a vez do personagem Curupira, que também é um personagem antigo no folclore e muito conhecido, e de acordo com a sua lenda, o Curupira habita as matas brasileiras, é um índio forte e muito esperto, sua função é proteger as árvores, plantas e animais das florestas, seus alvos principais são os caçadores e lenhadores que destroem as matas e capturam os animais.

O folclore brasileiro é muito importante para a cultura do país

 

Mais um desenho com o personagem Lobisomem, agora aparecendo aqui já na versão logo, mas com as roupas de homem rasgadas, segundo a lenda, depois do 13º aniversário do oitavo e único filho homem de uma família, o menino sai no silêncio da noite e se transforma pela primeira vez em lobisomem, uivando para a lua, semelhante a um lobo.

Aqui nesta imagem para colorir, bem legal para usar na hora de explicar as regiões onde as lendas são mais famosas, é uma ótima dica para usar na hora de explicar e depois entregar às crianças para que elas possam colorir e gravarem bem de qual região cada lenda surgiu e é mais comum.

Agora aqui, outra dica de desenho com o personagem Saci, pulando pela floresta em sua única perna, fumando seu cachimbo, e inicialmente o Saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena e um rabo típico, e com a influência da mitologia africana, ele se transformou nesse personagem abaixo.

Aqui o personagem aparece mais uma vez, aterrorizando um pobre cavalo, com suas travessuras e bagunças, mas apesar dele ser bem travesso, é um personagem do bem, e no desenho Sitio do Pica Pau Amarelo, foi retratado como um personagem que sempre ajudava as crianças do sitio, apesar de todas as travessuras.

Neste desenho aqui, a sereia Iara está aparecendo em uma situação engraçada, junto a um personagem da turma da Mônica muito conhecido também, chamado de Chico Bento, visto aqui como um pescador, que acabou pescando a sereia, as crianças irão amar, um desenho bem legal para colorir.

Mais um desenho para colorir com a personagem Iara, que é uma personagem muito conhecida e adorada por principalmente as meninas, pois por ser uma sereia, a maioria das meninas se encantam com ela, por isso aqui está mais um desenho bem legal para colorir, as meninas vão amar.

Colorindo desenhos do folclore

Boi bumbá

Agora o personagem Boi bumbá, ou Bumba meu boi, que é um personagem muito famoso no nordeste do Brasil, e ele mistura aspectos das culturas portuguesa, indígena e negra, e é mais uma festa folclórica, onde um homem se veste de boi Bumbá e realiza várias coreografias, é bem legal, um grande personagem da cultura brasileira nordestina.

Boitatá

Agora aqui você pode ver uma imagem para colorir com o Boitatá, também conhecido como “fogo que corre”, é uma grande cobra de fogo que segundo a lenda, protege as matas e florestas das pessoas que provocam queimadas, vive dentro dos rios e sai do seu lar, para queimar as pessoas que praticam incêndios em matas e florestas.

 

As imagens para colorir ajudam as crianças a gravarem melhor as lendas

Para encerrar com mais uma ótima dica de atividade, esta abaixo com o boto cor de rosa mais uma vez, e este desenho aqui está representando ele em forma de boto, mas com algumas características que ele usa quando está na versão homem sedutor, chapéu, bengala e terno, para seduzir as moças indefesas.

 

Como já citamos estes desenhos podem ser encontradas em livrarias ou então podem ser baixados de sites especializados, assim você poderá imprimir e fornecer para as crianças.









Recomendamos a leitura...
Desenho da ÁRVORE DE NATAL PARA COLORIR para crianças

Top +20 ATIVIDADES de artes para imprimir ensino fundamental infantil

Folclore brasileiro do saci pererê

Ideia Bem Bacana: Mascote Copa do Mundo 2014 Para Colorir

Dia do folclore 22 de agosto