História da mula sem cabeça do folclore


By Redação | 13 de abril de 2015.

Uma das lendas do Brasil, a Mula sem cabeça tem sua origem desconhecida, porém uma das versões reza que é uma história que começou a ser contada por pais que se preocupavam com o futuro das filhas e as assustavam.







No passado era muito comum as mocinhas se enamorarem de padres que muitas vezes se aproveitavam da autoridade a eles confiada e mantinham caso com estas moças, e preocupados com isso, os pais contavam as histórias para lhes meter medo.

Com isso a história contada garantia que toda a mulher que tivesse alguma relação com os padres como castigo se transformava em uma Mula sem cabeça, por isso todos os povoados onde as casas rodeavam uma igreja, nas noites mais escuras, esta mula aparecia para meter medo a população especialmente nas mulheres.

Outras versões contam que toda a mulher que perde a sua virgindade antes do casamento também como castigo se transforma neste ser lendário, e outra versão também reza que tudo começou quando a mulher de um rei saia a noite e ia ao cemitério até que um dia foi flagrada pelo rei comendo o cadáver de uma criança, ao ser descoberta a rainha no susto se transformou neste personagem.







Mas é claro, isso tudo não passa de uma lenda, na preocupação de pais com o futuro das filhas.

mula sem cabeca 1
mula sem cabeca 2
mula sem cabeca 3
mula sem cabeca 4
mula sem cabeca 5
mula sem cabeca 6
mula sem cabeca 7
mula sem cabeca 8
mula sem cabeca 9








Recomendamos a leitura...
A história do dia 7 de setembro de 1822

Como está a relação de pais e filhos nos dias atuais

Cartão para o dia dos pais

Aproveite alguns desenhos do feriado de 7 de setembro

Os livros de história brasileira, Dicas