Folclore brasileiro do saci pererê


By Redação | 13 de abril de 2015.

Uma das lendas mais conhecidas do Brasil, o Saci Pererê pode ter se originado entre os índios da região das Missões no Rio Grande do Sul, e a partir daí então se espalhado por todo o território.







Além deste nome, o personagem lendário também é conhecido como Saci-Trique, Matita Perê, Sací-Saçurá e outros, dependendo da região do país onde este é lembrado.

O personagem figura como um ser maléfico caracterizado pela aparência de um jovem muito alegre que pula em uma perna só, já que a outra lhe falta, e aparece sempre com um goro na cabeça e um cachimbo aceso na sua boca.

Outras versões rezam de que este personagem é uma figura brincalhona que se diverte com os animais e também com as pessoas, criando muitos problemas especialmente com as cozinheiras atrapalhando no trabalho e fazendo queimar os alimentos.







O Saci Pererê possui um assovio muito estridente que não permite a ninguém localizar o local onde ele está na hora que está assoviando, e segundo a lenda este ser é responsável por manusear todas as ervas medicinais, figurando também como o guardião da sabedoria sobre as técnicas de preparo dos variados remédios caseiros.

Além disso, ele também é considerado o guardião das matas, pois segundo a lenda ele costuma confundir as pessoas que querem extrair as ervas da mata sem pedir autorização.

saci perere 1
saci perere 2
saci perere 3
saci perere 4
saci perere 5
saci perere 6
saci perere 7
saci perere 8
saci perere 9








Recomendamos a leitura...
Dicas de desenhos do FOLCLORE brasileiro para colorir

Dia do folclore 22 de agosto

Halloween Imagens Bruxas, As Dicas Mais Bacanas Sobre A Data!

História da mula sem cabeça do folclore

Turismo Na Serra Catarinense, As Melhores Dicas Em Nossa Página!